*Com informações do MST-PR
No próximo sábado, 23 de setembro, o Assentamento Santa Maria, localizado no noroeste do Estado do Paraná, será palco de um evento que promete reunir agricultores, técnicos e consumidores interessados na produção agroecológica e orgânica.
O Workshop "Agroecossistemas Agroecológicos Integrados – Produção Animal e Vegetal no Noroeste do Paraná" terá início às 9h, com uma série de atividades práticas e teóricas. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar a produção vegetal e animal agroecológica, além de participar de uma mesa redonda que discutirá o tema "Agroecologia, Cooperação e Agroecossistemas Integrados".
O evento contará também com um almoço comunitário e uma ação cultural de vivência camponesa, proporcionando uma experiência completa aos participantes.
O Assentamento Santa Maria, que abrange 234 hectares, é certificado pela Rede Ecovida de Agroecologia e pelo IBD para exportação de cana e seus derivados. O local é conhecido por sua produção e agroindustrialização de leite, cultivo de aves, produção e industrialização de cana-de-açúcar, além de diversos cultivos de alimentos para autossustento e hortifruti. Com mais de trinta anos de atividades, a Associação AMATERRA e a cooperativa que operam no assentamento desenvolveram uma série de técnicas e processos que serão compartilhados durante o seminário.
O evento é uma iniciativa da Associação das Famílias do Assentamento, a AMATERRA, com o apoio da Copavi e o patrocínio da Itaipu Binacional. A expectativa é que entre 200 a 400 pessoas participem deste encontro, que promete impulsionar e disseminar práticas sustentáveis na agricultura da região, contribuindo assim para a manutenção de processos ecológicos e a geração de emprego e renda no campo.