A Prefeitura Municipal de João Pessoa inaugurou, no Dia Internacional da Mulher, o Espaço da Mulher Paula Adissi, através da lei aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa.
Reprodução / Foto: Secom PMJP
O Espaço, que fica no primeiro andar do Paço Municipal, no centro da cidade, deverá ser destinada à reuniões, cursos de capacitação, de formação, além de práticas integrativas de mulheres e movimentos de mulheres.
Reprodução / Foto: Arquivo Pessoal
A chegada da dona Maria Brasil (mãe de Paula) no espaço foi saudada com bastante aplausos para ela e a família da homenageada, e entoaram o cântico: ‘companheira me ajude que eu não posso andar só, eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor’.
Reprodução / Foto: Arquivo Pessoal
Após a exibição de um vídeo com uma fala de Paula sobre a importância de ter companheiros que não se retiram da luta, com espírito de sacrifício: “Para reconstrução desse nosso país, nosso povo lutou muito ao longo da sua história, nunca desistiu e essa energia de quem não se retira da luta nesse momento é fundamental para a reconstrução”, declarou Paula no vídeo.
Reprodução / Foto: Arquivo Pessoal
O evento contou com a presença do Prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra, também de conselheiros tutelares, Ongs de mulheres, alunas da rede estadual, e representantes do governo Municipal e Estadual, além de familiares e amigas e amigos da jornalista.
Reprodução / Foto: Arquivo Pessoal
“É uma homenagem mais do que merecida porque Paula simboliza a luta e a resistência, o clamor, aquela voz que clamava por justiça, e quando ela chegava nas atividades do movimento social e falava palavras de ordem… ela era uma amiga, uma companheira de luta”, expressa Lila Oliveira, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, da PMJP.
Reprodução / Foto: Arquivo Pessoal
Em seguida, Maria Brasil fez um discurso representando a família. Nele, ela cobra a atenção à saúde das mulheres:
“Como nada é por acaso, Paula foi vítima de uma doença que atinge muitas mulheres, o câncer de útero. Por isso, como mulher e mãe de Paula, deixo aqui um grito: a cada mulher que vier aqui, incluir em seu histórico a pergunta: há quanto tempo foi feito o papanicolau e os outros exames? E se for preciso indicar e possibilitar estes cuidados. Para tanto, é preciso que o serviço público de saúde estabeleça um programa que, sem muita demora, e de fato, os exames preventivos e os tratamentos necessários à cada mulher sejam acompanhados e realizados”, comentou Maria Brasil.
Reprodução / Foto: Arquivo Pessoal
Segundo Nena Martins, Secretária das Mulheres do município de João Pessoa, o Conselho de Mulheres julgou alguns nomes para serem votados, e o nome de Paula foi unanimidade.
Reprodução / Foto: Arquivo Pessoal
“Paula era uma mulher aguerrida, e eu percebi isso na essência da mãe Maria Brasil e da sua irmã gêmea, Joana Adissi. Uma mãe, uma mulher, uma socióloga, uma jornalista como eu”, declarou a secretária.
Na oportunidade, Maria entregou nas mãos do prefeito Cícero Lucena, de Léo Bezerra (vice-prefeito), e da Secretária da Mulher Nena Martins, uma pintura de Paula para compor o Espaço da Mulher. A inauguração trouxe uma exposição com itens pessoais da jornalista que agora dá nome ao local.
Reprodução / Foto: Arquivo Pessoal
A redação do Jornal Brasil de Fato PB também leva o nome de Paula Adissi.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)