Na noite desta quarta-feira (22), a loja do Armazém do Campo do Distrito Federal, localizada no Setor Comercial Sul, em Brasília, foi vítima de um furto por volta das 22h. Segundo o coordenador do Armazém, Antônio Dias, calcula-se que o prejuízo esteja em torno de R$ 8 e 10 mil.
O coordenador relata que um dos assaltantes estava armado com uma faca no momento do crime. "Ontem (quarta), com muita chuva aqui na região do Plano Piloto, duas pessoas, aproveitando que não havia nenhum movimento, entraram na nossa loja, forçaram, quebraram a porta, e entraram", informa Dias.
Apesar do prejuízo material, o coordenador conta que a maior preocupação é com o uso dos itens e produtos que foram levados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). "Eles [assaltantes] levaram camisetas, bonés e coisas de uso do nosso movimento. A gente teme que os itens sejam usados indevidamente por aí e que eles venham cometer outros assaltos usando o boné e camiseta do movimento, e isso possa nos prejudicar de certa forma”, afirma Dias.
Em nota oficial, a loja informa que “este incidente representa não apenas um prejuízo material, mas também um ataque ao trabalho coletivo que realizamos em prol da valorização da agricultura familiar, da economia solidária e do fortalecimento de um modelo de produção sustentável e popular.”
A nota também reforça que o Armazém do Campo do DF está colaborando com as autoridades competentes para que as circunstâncias do ocorrido sejam devidamente apuradas. “Tomaremos todas as medidas necessárias para garantir a segurança de nossa equipe, de nossos clientes e do espaço que construímos com tanto cuidado”, afirmam.
Dias conta que o boletim de ocorrência foi registrado. “Na hora, a Polícia Militar chegou rápido, fez uma pequena perícia e tirou fotos da loja.” Procurada pelo Brasil de Fato DF sobre o andamento do caso, a PMDF informou que foi acionada após o furto, quando os autores haviam fugido do local. "Foi realizado patrulhamento na região, mas os envolvidos não foram localizados. A ocorrência foi registrada na PCDF que apura o caso".
Segundo Dias, a loja não ficará fechada. “Limpamos e colocamos as coisas de volta nos lugares e já deu para funcionar. O problema é que vamos ter que designar uma equipe de colaboradores para poder dormir no espaço e manter a loja, de certa forma, segura e aberta” .
Em nota, o Armazém do Campo do DF reforça o compromisso com a comunidade e continuará firme na missão de “oferecer alimentos saudáveis, produzidos por trabalhadores e trabalhadoras do campo que lutam por um Brasil mais justo e solidário.”
Armazém do Campo DF
A nova loja do Armazém do Campo DF, localizada no Edíficio Denasa, no Setor Comercial Sul, em Brasília, foi inaugurada julho de 2024. O espaço cultural e de comercialização de produtos da reforma agrária tem como objetivo promover eventos culturais e facilitar o escoamento da produção dos assentamentos e acampamentos do Distrito Federal.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::