Começa nesta quarta-feira (29), à noite, a 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que este ano acontece no Centro de Convenções, em Olinda. A entidade representativa dos estudantes universitários do Brasil espera receber até 10 mil jovens de todo o país em suas atividades, que são gratuitas e abertas ao público, sujeitas à lotação dos espaços em que serão realizadas.
O evento, que tem como tema “a rua é o nosso palco principal”, segue por cinco dias, até o próximo domingo, 2 de fevereiro. A UNE já confirmou shows de MC Tróia, Duda Beat, Nação Zumbi e Academia da Berlinda – artistas pernambucanos que fazem sucesso também nacionalmente.
A mostra de música acontece no turno da noite, no Cais da Alfândega, no Recife Antigo. Na quinta (30), MC Tróia canta a partir das 21h. Na sexta (31), os shows são de Academia da Berlinda (21h) e Duda Beat (22h30). No sábado (1°) o show é de Nação Zumbi, na Praça do Carmo (Olinda), às 21h.
Leia: Cinemateca Brasileira apresenta Mostra Resistências, no Recife, com sessões gratuitas na Fundaj
Patrimônio Cultural do Recife, Som na Rural completa 15 anos sem patrocínios e com 2025 incerto
O evento também tem mostras de artes visuais, audiovisual e fotografia. Além das atividades artísticas e culturais, o encontro promove debates, seminários, mostras de trabalhos acadêmicos e outras atividades. Confira a programação abaixo.
Na mesa de abertura do evento, nesta quarta (29), estarão a ministra da Cultura, Margareth Menezes; e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Na sexta-feira (31), um debate sobre a reforma universitária contará com as participações da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB); do prefeito do Recife, João Campos (PSB); e da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), do Recife.
Entre os convidados estão a empresária e influenciadora Nath Finanças; o deputado federal Tulio Gadelha (Rede); o superintendente da Sudene, Danilo Cabral (PSB); a presidente do sindicato dos educadores de Pernambuco, Ivete Caetano; o presidente da Unidade Popular em Pernambuco, Thiago Santos; o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar; o secretário nacional e a secretária adjunta de Juventude do Governo Federal, Ronald Sorriso e Jessy Dayane; a vereadora Maíra do MST (PT-RJ); a dirigente do Movimento Brasil Popular, Eliane Martins; e outros.
Diariamente as atividades começam às 9h, com opções de atividades culturais e artísticas (como oficina de grafite, de batalha de rima, capoeira, vogue, oficinas de arte circense) e políticas – com debates sobre taxação das grandes fortunas; integração regional; o papel da ciência e tecnologia na garantia da soberania nacional; importância do Sistema Único de Saúde (SUS); mostra científica; hackaton e outros.
Leia também: Instituto oferece bolsas para nordestinos com pesquisas relacionadas ao bioma Caatinga
No apagar das luzes de 2024, Raquel Lyra e empresas de transporte aumentam passagens de ônibus
O evento homenageia representantes de diferentes formas de expressão artística: Lia de Itamaracá (dança e música); os 30 anos do disco Da Lama ao Caos, de Chico Science e Nação Zumbi (música); Miró da Muribeca (poesia); Evandro Teixeira (fotografia); Tamikuã Txihi (artes visuais); e o Cinema São Luiz (cinema/equipamento cultural).
A Bienal de Cultura será realizada simultaneamente e em conjunto com o 16º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), que reúne Diretórios Acadêmicos (DAs) e Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) de universidades de todo o Brasil. O evento reúne, além da UNE, a Associação Nacional de Graduandos e Pós-graduandos (ANPG) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).