Rufem os tambores. Preparem os adereços. Lancem as purpurinas. O carnaval está se aproximando. Em Belo Horizonte, a festa já está entre nós. Até que a data oficial, em março, chegue, blocos de carnaval já ensaiam para os grandiosos cortejos que vão animar a população entre as ruas da capital mineira no feriado.
Em 2025, a expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de visitantes e movimente aproximadamente R$ 1 bilhão na economia local, segundo a Prefeitura de BH.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O Então, Brilha, um dos mais tradicionais da cidade, já tem aproveitado 2025 para fazer da música um aceno para a festividade, com ensaios semanais marcados. Afinal, como diz o próprio lema do bloco, “Gente é pra brilhar”, e com essa frase os integrantes já estão a postos para responder, na prática, porque o carnaval de Belo Horizonte é tão divertido.
“O carnaval de Belo Horizonte é muito divertido e atrai tanta gente porque ele é único, fala um sotaque próprio e as pessoas da cidade se sentem pertencentes a ele. As pessoas conhecem quem faz, todo mundo conhece alguém que toca numa bateria, que participa de um bloco”, afirma Marcela Linhares, diretora de produção do Então, Brilha.
Cultura é política
Em 2025, o bloco comemora 15 anos e leva para o carnaval um desfile com o tema “Raízes do futuro”, que passeia pela história do cortejo, pela história da festa em BH, e também olha para o horizonte para pensar em futuros possíveis.
Olhar para o futuro também é uma forma de contrapor argumentos que sempre aparecem, perto da festividade, com a intenção de descredibilizar a festa, ou mesmo fazer com que o carnaval não receba investimento público.
Contrário a essa visão, Gustavo Caetano, um dos fundadores do bloco Samba Queixinho, aponta para a importância do carnaval para dar visibilidade à cultura popular.
“O carnaval é amplamente uma cultura popular, então é um movimento que é do povo, feito para o povo, para ocupar as ruas de forma plural diversa e cada vez mais abrangente. Durante essa época é claro que existe o movimento contrário, para diminuir, invisibilizar o carnaval e sempre é aquela frase ‘vamos fazer carnaval em outro lugar, porque a gente quer sossego’, mas o carnaval é muito maior do que só ocupar a cidade”, avalia.
“Enquanto o conservadorismo tiver agindo na cidade e no Brasil, o carnaval vai estar para pontuar que ele é do povo e para o povo”, continua.
Truck do Desejo
Desde o seu ressurgimento, o carnaval de Belo Horizonte tem sido orientado pelo direito das pessoas de ocupar espaços públicos. É que o defende a Lara Souza, coordenadora do bloco Truck do Desejo.
Para ela, é preciso transformar o carnaval em um lema da luta política pelo direito à vida, objetivo pelo qual o próprio bloco luta, abrindo espaço para dar protagonismo à luta de mulheres lésbicas, bissexuais, pessoas trans e travestis. O tema que o Bloco leva às ruas esse ano reflete esse ideal.
“Nosso tema de cortejo de 2025 é ‘O brejo Encantado’. O brejo a gente faz obviamente esse trocadilho de ‘sapa, sapatão’, alguma coisa nesse meandro, mas também é algo que nos motiva a falar sobre vida e esse ecossistema, que é o brejo, que é o pântano, como um ambiente que pulsa vida”, explica.
“Então se a gente pensa nessa conjuntura de crise climática, crise hídrica, a gente relacionar o brejo como esse como esse lugar de onde a vida brota e relacionar isso principalmente com a nossa luta LBPT ´[Lésbicas, bissexuais, panssexuais e travestis e transexuais], acho que vai dar uma uma mistura boa”, complementa.
Confira alguns ensaios de carnaval que acontecem neste final de semana:
Sexta-feira (31)
Sexta Ninguém Sabe, às 21h, no Mercado de Origem (R. Adriano Chaves e Matos, 447, Olhos D'Água). Gratuito com retirada de ingresso no Sympla.
Sábado (1)
9h – Baianas Ozadas, no Mister Rock (Av. Teresa Cristina, 295, Prado). Gratuito com retirada de ingresso no Sympla.
10h – Cómo Te Lhhama?, na A Autêntica (R. Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia)
14h – Abalô-Caxi + Afro Magia Negra Av. Bernardo Monteiro, 1202, Santa Efigênia 🌟 Pré-Carnaval
Domingo (2)
13h – Afoxé Bandarere 12º Presente Ecológico de Iemanjá , na Praça Iemanjá (Av. Otacílio Negrão de Lima, 260)
16h – Fofoca de Carimbó Gis+ (Av. Barbacena, 33, Barro Preto)
Acompanhe informações sobre mais ensaios na página STBEV | Se Tem Broquin Eu Vou, no Instagram. Veja também na planilha da página "Vou pro Bloco".