Eduardo Pimentel (PSD) ganha as eleições no segundo turno e será o próximo prefeito de Curitiba de 2025 a 2028. Em uma eleição acirrada em que o atual vice prefeito de Curitiba disputou as eleições com a candidata do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Cristina Graeml, o resultado confirma o que as pesquisas indicavam nos últimos dias. Eduardo alcançou 57,64% dos votos contra 42,36% de Graeml. No total, 991.314 eleitores compareceram às urnas.
Em suas redes sociais, Pimentel agradeceu os votos que lhe deram a vitória. “Obrigado a todos que acreditaram na nossa proposta de uma Curitiba unida e em paz. Garanto que vamos transformar nossas ideias em ações,” disse.
Pimentel desde o início das eleições aparecia em primeiro lugar nas pesquisas. O que surpreendeu o cenário de Curitiba foi a ida de Cristina Graeml para o segundo turno, já que a mesma aparecia nos últimos lugares nas pesquisas. A candidata se colocou “contra o sistema”, como “a candidata de Bolsonaro” e foi para o tudo ou nada, adotando uma linha de ataques e propostas extremistas como, por exemplo, “que mães solteiras” doassem seus filhos.
Com isso, a campanha de Pimentel teve que mudar a estratégia mais apática do primeiro turno, levando o candidato a se colocar de forma mais agressiva respondendo aos ataques da candidata que se apresentou como “a única candidatura de direita.”
Disputa por Bolsonaro
Também houve uma disputa entre as candidaturas pelo apoio do ex presidente Jair Bolsonaro. No primeiro turno, Pimentel que tinha com vice indicado pelo PL, Paulo Martins, aparece em um vídeo com o governador Ratinho Jr. sendo recebido por Bolsonaro. Já Cristina publicou uma vídeo chamada conversando com o ex presidente que se pronunciou elogiando a candidata.
Porém, no segundo turno, não houve pronunciamento oficial de Bolsonaro em apoio à nenhuma das candidaturas.
Continuidade
Como vice prefeito, Eduardo Pimentel apareceu muito pouco durante a gestão do Prefeito Rafael Greca. Enfrentou críticas da oposição por acumular cargos, já que foi secretário das cidades da gestão de Ratinho Júnior. Seu mote de campanha era “Eduardo tá preparado”, para demonstrar que apesar de jovem e pouco conhecido, teria condições de assumir a Prefeitura.
Somente no segundo turno é que mote foi, de fato, colocado "em ação", quando o candidato que não havia participado de debates, compareceu em debates e entrevistas e buscou demonstrar ter conhecimento de gestão e da cidade frente às declarações de Cristina Graeml marcada por informações equivocadas sobre orçamento e propostas mal explicadas.
Além disso, Pimentel precisou se comprometer com pautas populares e respondeu às cobranças do que não foi feito durante os oito anos da Gestão Greca/Pimentel como falta de vagas em creches, fila para especialidades no SUS e valorização da carreira dos servidores públicos. O novo prefeito de Curitiba que dará continuidade à gestão que teve Rafael Greca como prefeito, terá como orçamento R$ 98 bilhões, o sexto maior do país.
Eduardo, além de dar continuidade nos oitos anos de gestão da qual foi vice-prefeito, também carrega como herança ser neto do ex governador Paulo Pimentel, um dos grandes empresários da comunicação do estado do Paraná por muitas décadas.