O final de semana em Brasília será marcado pela celebração à cultura LGBTQIA+, com a Feira da Diversidade de Brasília na Biblioteca Nacional e, no domingo (26), a 2ª edição da Marsha Trans. Além disso, o Jovem de Expressão promete uma noite de resistência e ancestralidade, neste sábado (25), no Sarau com Cocada.
Confira isso e muito mais na agenda cultural,
Sarau com Cocada
Neste sábado (25), das 18h30 às 22h30, o projeto Jovem de Expressão, na Praça do Cidadão em Ceilândia (DF), será palco de uma celebração cultural emocionante: o Sarau com Cocada. Com o objetivo de enaltecer as expressões artísticas das periferias e das ancestralidades negras e indígenas, o evento promete uma noite repleta de música, poesia e vivências que fortalecem a resistência e a conexão comunitária.
O evento começa com muita energia ao som do DJ potente da quebrada, Rubens MC. Em seguida, a mestra de cerimônia Bruna Paz comanda o Sarau Marginal, roda de poesia com apresentações de Dark Queen, Fúria Rara, Eli Ferreira e palco aberto para que artistas presentes possam compartilhar suas vozes e talentos.
Para encerrar a noite, o grupo Coco DuBem traz o autêntico samba de coco, com composições autorais e instrumentos artesanais, e convida o público a integrar uma roda coletiva para celebrar os ritmos e danças que marcam as culturas periféricas e ancestrais.
Serviço
Sarau com Cocada
Data: 25 de janeiro
Horário: 18h30 às 22h30
Local: Jovem de Expressão
2ª Marsha Trans
Brasília será palco da 2ª Marsha Nacional pela Visibilidade Trans, neste domingo (26). Com concentração em frente ao Congresso Nacional, a partir das 13h, pessoas trans de todo o país vão marchar em defesa do tema deste ano: “Vida, direitos e futuro para a população trans”.
A manifestação será marcada por diversas atrações artísticas. Linn da Quebrada, Valéria Barcellos, Yara Canta, Gabrelú, Rosa Luz, Ayô Tupinambá, Vércio, Floki e Mlk de Mel da dupla PAMKA, Apocalypse Cùier, Bixarte e Aqualtune são algumas das atrações confirmadas.
Organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) e pelo Ibrat, a Marsha faz parte de uma programação em celebração à visibilidade trans em Brasília, que também conta com seminários no Congresso e outras atividades políticas.
Programação
26 de janeiro (domingo)
13h | Concentração em frente ao Congresso Nacional na Marsha Pela Visibilidade Trans
Palco com shows e apresentações artísticas
27 de janeiro (segunda-feira)
10h-12h | Seminário Transmasculinidades Negras
14h | Seminário “Representação e Representatividade Transpolítica” na Câmara dos Deputados
17h | Atividade pelo Dia nacional da Visibilidade Trans no MDHC com a Secretaria Nacional LGBTQIA+ e Conselho Nacional LGBTQIA+
18h | Lançamento Dossiê ANTRA
20h | Encerramento
Feira da Diversidade
Neste fim de semana, a Biblioteca Nacional recebe a 4ª Feira da Diversidade LGBTQIA+ de Brasília. Com entrada gratuita, o evento reunirá cultura, moda e entretenimento, em um ambiente de respeito e celebração. As atividades serão realizadas no sábado (25) e domingo (26), das 14h às 22h.
Serão mais de 30 expositores com uma variedade de produtos voltados para o público LGBT, incluindo artesanato, vestuário e moda. A Feira é uma oportunidade para dar apoio a negócios locais e adquirir produtos criativos.
“Muitos expositores são pequenos empresários, artistas e ativistas da comunidade LGBT, que encontram na feira uma maneira de divulgar seus produtos, serviços e projetos. Isso contribui não só para a visibilidade dos empreendedores, mas também para a geração de empregos e oportunidades dentro da comunidade”, explica Maurício Martins, presidente da organização Jovens Unidos por Direitos Iguais e Humanos (Judih-BR).
Biblioteca Nacional / Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília
A programação do evento será marcada por shows e concurso de drag queens com premiação. “Preparem as perucas e arrasem, o lacre é garantido!”, convida a organização da Feira. Além disso, haverá DJS, cantores e uma praça de alimentação com opções variadas.
Entre as presenças confirmadas na Feira estão Brenda Max, DJ Patty Peronti, Pérola Negra, DJ Fábio Ferreira, Kim Mahara, Jeferson Diias, Lizandra Diaphora e a apresentadora Pikineia.
Auto Parque
Desta sexta-feira (24) até domingo (26), os fãs de carros antigos e motos têm entrada gratuita para aproveitar a mostra Auto Parque, que ocorre no Pavilhão do Parque da Cidade e promete reunir máquinas, carros antigos, customizados e motos em um encontro para confraternização e troca de experiências. A entrada é mediante retirada de ingresso no site do evento.
O público também conta com shows de rock ao vivo com as bandas Lupa, Let it Beatles e o cantor Rubinho Gabba, praça de alimentação com food trucks diversificados, além de espaço kids com brinquedoteca e atividades lúdicas para crianças.
Exposições
“Vinte e Poucos Anos” é uma mostra coletiva que reúne trabalhos de 15 artistas visuais do Distrito Federal que exploram a transitoriedade do ser. A exposição, em cartaz no Sesc Estação 504 Sul, busca provocar reflexões sobre os 20 poucos anos, fase marcada pelas certezas num abismo de incertezas sobre um futuro desconhecido, almejado, porém temido. A visitação pode ser feita de 24 de janeiro de 2025 a 14 de fevereiro de 2025, de 8h às 18h, com entrada gratuita.
Quem deseja viajar para a Coreia sem sair de Brasília tem a oportunidade de visitar a exposição Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas, que abre na sexta-feira e fica em cartaz até 24 de abril. Com faixa etária livre, os ingressos custam R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira). A exposição está em cartaz no Pátio Brasil Shopping, 2º piso, com horário de funcionamento das 10h às 22h (segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingos e feriados).
A exposição foi organizada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, dirigido por Cheul Hong Kim. Promovida pelo Fundo de Envolvimento da Indústria, Comércio e Turismo (Feicotur), a iniciativa recebe curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães, coordenação da NSM Produções e Eventos, projeto e execução HKB e apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF). Mais informações no perfil oficial da exposição e/ou site oficial do Centro Cultural Coreano no Brasil.
O público também tem a oportunidade de conhecer a exposição Acervo do Museu das Mulheres: Primeiras Aquisições, que fica em cartaz na galeria do terceiro andar do Museu dos Correios (Setor Comercial Sul) até 30 de março.
Obra de Ana Brito: Corpo poesia, bordado sobre fotografia / Foto: Divulgação
Primeiro museu brasileiro dedicado às mulheres em Brasília, o espaço conta com obras de grandes mestres da gravura, como Fayga Ostrower e Anna Bella Geiger. Inclui, ainda, peças das artistas plásticas pioneiras de Brasília Naura Timm, Marlene Godoy, Lêda Watson, Helena Lopes, Ray di Castro e Betty Bettiol. A visitação, com entrada franca, é de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Mais informações: Museu das Mulheres
Oficinas culturais de dança
Como preparação para o 31º Festival Folclórico do Pellinsky, a ONG Adhas oferece oficinas culturais em técnicas de dança voltadas para as tradições populares brasileiras. Entre as modalidades oferecidas estão boi-bumbá do Amazonas, carimbó, dança africana, dança indiana, jazz e samba de gafieira, com uma carga horária de 136 horas-aula. As aulas são voltadas para adultos de até 34 anos e ocorrem nos sábados e domingos, das 14h às 18h, no Centro de Ensino Médio (CEM) Integrado do Cruzeiro, no Cruzeiro Velho. As inscrições são gratuitas pelo contato (61) 992787806.
Com o fomento da Secec-DF, o 31º Festival Folclórico do Pellinsky vai reunir grupos folclóricos de todo o país em 26 de abril, no Clube AABB, no Setor de Clubes Esportivos Sul.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::