Fora dos holofotes e dos debates e sem discutir projetos de lei ou gravar vídeos em plenário para seus seguidores por conta do recesso parlamentar, o que faz um deputado de férias? Diante de muitas respostas, uma é simples e pode até parecer clichê. Acompanhamos quatro parlamentares estaduais em busca dessa resposta. Foram eles Alexandre Curi (PSD), Arilson Chiorato (PT), Hussein Bakri (PSD) e Luciana Rafagnin (PT). O que todos têm em comum além de viagens com família, mensagens preparadas por assessores desejando Feliz Natal e Próspero Ano Novo, é que fizeram “política”. Como? Visitando suas bases, se encontrando com prefeitos, vereadores e lideranças, entregando obras e verbas, debatendo a polêmica do momento. Isso mostra que a política vai além do que estar em plenário.
Os quatro escolhidos para serem seguidos são o novo presidente da Alep, Alexandre Curi, o novo líder da oposição, Arilson Chiorato, o líder do governo, Hussein Bakri, e a líder do Bloco da Agricultura Familiar, Luciana Rafagnin. Todos os políticos que respiram política 24 horas por dia.
Construindo cabos eleitorais
O presidente da Alep só assume oficialmente em 3 de fevereiro, em cerimônia às 14h30. Mas as articulações desde que foi eleito não pararam desde o recesso em 20 de dezembro passado. Curi se reuniu com lideranças de todo o estado, participou de posses como ASSOMEC, do prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, do novo presidente do TJ-PR, promoveu o estado com a fiscalização da ponte de Guaratuba, no Porto de de Paranaguá, de eventos do Verão Maior Paraná e entrega de insumos hospitalares.
Novo presidente da Alep, Alexandre Curi, em contato com prefeitos que quer como cabos eleitorais / Foto: Arquivo Pessoal
Em seu perfil nas redes sociais, chama atenção a interação que tem com municípios, prefeitos e lideranças regionais. Principalmente porque ele é um dos cotados para ser candidato ao governo do estado em 2026.
“É sempre uma alegria discutir as demandas e investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nossas cidades”, discursou Curi na posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).
Oposição aqui e situação por lá
Se a situação se mexer por aqui, a oposição é que não pode ficar parada. Ainda mais quando a tarefa dessa oposição é dupla: fiscalizar o Governo do Paraná e ainda divulgar ações do Governo Federal. Foram essas as tarefas do deputado estadual e novo líder da oposição, Arilson Chiorato, nas férias. Além de passear com a família na praia e curtir os filhos, participou de atos de entrega de recursos do governo Lula na saúde, na educação, no aeroporto de Londrina, enalteceu ações e teve que defender o governo na questão do PIX.
Neste período, o deputado ainda denunciou ataques do governo Ratinho Junior à educação e fake news sobre Itaipu que deu um “presentão aos brasileiros”: um bônus de R$ 1,3 bilhão que dá desconto na conta de luz de 78 milhões de consumidores.
Deputado Arilson com ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e vereadora do PT em Londrina, Lenir de Assis. / Foto: Arquivo Pessoal
“Meu compromisso, como Líder da Oposição na Assembleia Legislativa, é defender o povo do Paraná, fazer uma oposição construtiva, que aprove os bons projetos, mas que combata o que for ruim para o nosso Estado. A população sempre vai ter vez e voz na Casa de Leis”, disse em entrevista em 17 de janeiro.
Buscando recursos e parcerias para agricultores familiares
A líder do Bloco da Agricultura Familiar, Luciana Rafagnin, é uma deputada do campo. E, nas férias, além de estar com os familiares, cuidando dos netos, também teve atuação semelhante à do colega de partido. Defendeu o Governo Federal, denunciou ações do Governo do Paraná, prestigiou posses de vereadores e se reuniu com lideranças.
Luciana parabenizou o MST pelos seus 41 anos e ainda se reuniu com o presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri, para discutir ações para a Unicafes Paraná, que é uma entidade da Agricultura Familiar como base da Segurança e Soberania Alimentar. A deputada também participou da entrega de 12 veículos a entidades conveniadas. “Com certeza, esses automóveis farão muita diferença no cotidiano dessas instituições”, disse a deputada durante o recesso da Alep.
Luciana participa da entrega dos veículos em Foz do Iguaçu. / Foto: William Brisida/Itaipu Binacional
De Grecin 2000 a encontro com líderes
A tarefa de ser o líder do governo “não dá o direito” de Hussein Bakri sair totalmente de férias no recesso. Embora a foto com o apresentador Ratinho (que abre essa reportagem) tomando vinho pareça uma tranquila prosa, ela acontece em um momento que o filho comemora números da indústria, da economia, de obras e sonha com voos mais altos na política nacional. “Colocamos o papo em dia e conversamos muito sobre o nosso Paraná, que é exemplo para o Brasil sob o comando do governador Ratinho Junior”, divulgou Bakri.