Vini Jr. era o jogador favorito a conquistar a Bola de Ouro, depois do Kaká, ele seria o próximo brasileiro a conquistar o prêmio.
Para explicar essa bizarrice começo comparando os dois jogadores.
Vini Jr. disputou 39 jogos, marcando 24 gols e 9 assistências. Vini Jr. liderou o Real ao título da Liga dos Campeões e do Espanhol, sendo protagonista e eleito o melhor jogador da última edição da Champions. Rodri, balançou a rede menos vezes e teve menor participação em gols. O volante foi campeão da Premier League e da Eurocopa com a Espanha. Mas, este não é o principal ponto a ser avaliado. Tendo em vista, que eles jogam em posições diferentes. O que está em jogo é a devida importância que esses jogadores tiveram em seus times. Já que Rodri, não foi o melhor jogador do City e nem de sua seleção nas competições que jogou neste período.
Agora vamos para a análise do prêmio e seus critérios.
A bola de ouro entregue em outubro de 2024, de acordo com a análise da temporada de agosto de 2023 a julho de 2024.
A lista inicial de 30 finalistas é feita por jornalistas da France Football. Depois, é selecionado um jornalista de cada país participante entre o top 100 do ranking da Fifa. Ao total somam-se 100 membros da imprensa, que votam em seus atletas de preferência. Respeitando alguns critérios, sendo eles: o desempenho individual, o coletivo e o fair play.
Agora, para explicar essa situação precisamos sair campo de futebol e voltar para o que o Vini Jr. representa na Europa, o brasileiro vem enfrentando uma série de violências racistas nos estádios e também fora dele, já que muitos tentam justificar que o racismo sofrido pelo Vini Jr. é decorrente de sua postura de “provocar”.
Vinicius Júnior incomoda e incomoda muito. Não há justificativa futebolística que responda a essas indagações, apenas o racismo.
Vini Jr. se manifestou mostrando o apoio do seu time, que permaneceram juntos e tomaram à decisão de não ir a premiação e conclui afirmando que não irá desistir e que se precisar tentar mais 10 vezes ele vai tentar!
Eles não estão preparados para o Vini Júnior e seguirão tendo que atura-ló.