O documentário 'Meu Carnaval, Minha Religião', que estreou no último dia 20 de dezembro no YouTube, projeto e produção da Terceira Margem, faz o resgate de uma poderosa ancestralidade negra existente em Curitiba e traça rotas seguras de convergência entre o samba e a espiritualidade.
Protagonizado por Renilse Felizardo e seus familiares, o documentário Meu Carnaval, Minha Religião estabelece o nexo vital entre o Ilé Àsé Ofà Layó Àsé Oyá Onira, dirigido pela Íyá Luciara Ti Òşóòsi, e a Escola de Samba Leões da Mocidade.
Estabelecido durante décadas na Vila Guaíra, o Ilé Àsé Ofà Layó Àsé Oyá Onira mantém laços estreitos com a Família Felizardo, desde sua matriarca, a Vó Zima Felizardo. Com a morte da Vó Zima, a casa onde funcionava o Ilé não pôde mais ser usada para esse fim, e o terreiro se mudou para um imóvel alugado na periferia de Fazenda Rio Grande. Com o tempo, foi-se estruturando a relação do Ilé com a Leões da Mocidade, sempre por intermédio da Família Felizardo.
Desde 2020, Renilse Felizardo, filha da Vó Zima, é vice-presidente da Escola. Mariana Felizardo é a Rainha da Bateria, e sua irmã, Bia Felizardo é Diretora de Harmonia. O pai delas, Everaldo, e os companheiros, André e Gean, são ritmistas da Bateria Bafo dos Leões, além de vários outros membros da Família, com participação tanto no Ilé quanto na Leões.
O documentário, além de trabalhar a intrínseca associação entre o Carnaval e as escolas de samba com os terreiros e as religiões de matriz africana, revela a profunda e inegável presença de uma Curitiba preta, macumbeira, integrando a rica diversidade cultural afro-brasileira.
É uma história que precisa ser contada, até para desfazer mitos e confrontar uma narrativa dominante sobre uma idealizada cidade de Curitiba – embranquecida e pretensamente europeia.
Assista o filme documentário no link abaixo ou no YouTube.
*Milton Alves é ativista político e social. Autor dos livros ‘A Política Além da Notícia e a Guerra Declarada contra Lula e o PT’ (2019), ‘A Saída é pela Esquerda’ (2020) e de "Brasil Sem Máscara – o governo Bolsonaro e a destruição do país"[Kotter, 2022] e de "Lava Jato- uma conspiração contra o Brasil" [Kotter, 2021].
Leia outros artigos de Milton Alves em sua coluna no Brasil de Fato PR
**Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.